A palavra ética é de origem grega (ethos) cujo significado está relacionado à
propriedade do caráter humano. A ética visa orientar as ações do indivíduo para o bem, respeitando os valores da comunidade. Por exemplo, numa sociedade que tem a honestidade como valor, têm-se como imoral usar de falsidade, falso testemunho, mentira, o famoso "jeitinho brasileiro" como meios para atingir um fim. A diferença entre problemas éticos e morais é a seguinte: definir o que é bom é um problema ético, já determinar quais as ações um indivíduo deve tomar em certa situação para ser considerado bom é um problema moral. A ética na Era Informação
Entende-se como informação uma interpretação que um indivíduo faz sobre certo um dado. Vimos na aula 04 que o conhecimento é gerado a partir do estado mental do indivíduo que personifica a informação obtida. Essa informação pode ter caráter público, privado, íntimo ou secreto de acordo com o tipo de acesso e dever associado.
O acesso à informação foi facilitado na mesma proporção que a Internet foi evoluindo aumentando o número de disponibilidade de informações do tipo pública ou seja de acesso a todos, com característica de publicidade e com nenhum dever associado. A grande questão é como definir o que é ético ao disponibilizar uma informação e ao ter acesso a essa informação.
A comunidade hacker, por exemplo, possui como valor a liberdade da informação e a paixão pela programação. Para essa comunidade não é imoral invadir um site para ter acesso a informações sigilosas, como o conteúdo de um site de acesso restrito ou mesmo acesso ao código fonte. O fim de ter acesso à informação justifica o meio utilizado: a invasão. Para um hacker é ético, é bom ter acesso à informação.
E para quem não pertence a essa comunidade?
Baseando-se na essência da ética hacker que diz que a informação quer ser livre, podemos refletir sobre algumas questões:
- É ético monitorar o e-mail do funcionário?
- É ético fazer download de músicas, vídeos e livros?
- É ético disponibilizar uma informação de caráter privado, íntimo ou secreto na Internet? É ético ter acesso a essa informação e utilizá-la mesmo que não traga danos de qualquer natureza para a sociedade ou proprietário da informação?
- Regulamentar a profissão de informática seria um primeiro passo para se criar um código de ética para o uso e distribuição da informação?
Enquanto não temos um consenso na resposta para essas e outras questões relacionadas a esse assunto, a responsabilidade pelas consequências das ações de distribuir e/ ou usar as informações fica a critério dos valores e virtudes morais de quem as pratica.
domingo, 17 de junho de 2007
Exercícios sobre Comércio Eletrônico
Relatório comparativo entre os seguintes sites:
A principal diferença no modelo de negócios destes sites está relacionada à natureza dos participantes da transação. O Submarino, por exemplo, é uma loja virtual e o seu modelo de negócio está baseado no relacionamento entre empresa e consumidor (B2C). Já o Buscapé é um site especializado em comparações de preço. Pode ser visto como B2C ao oferecer serviços de comparação de preços aos consumidores ou como B2B, ao ser visto como uma empresa que oferece serviços a outras empresas. O eBay é um leilão on-line que proporciona uma relação comercial entre consumidores, ou seja, é um modelo de negócios C2C.
A vantagem de se comprar no Submarino é a segurança que a loja oferece, segurança essa não encontrada no eBay e em alguns resultados do Buscapé. Já o eBay e o Buscapé apresentam a vantagem de oferecer menores preços, no caso do eBay, inclusive há a possibilidade de negociação, enquanto no Submarino os menores preços só são encontramos em promoções e por vezes, nem em promoções.
Em relação às questões de garantia e segurança no fornecimento informações aos clientes, inclusive no que se refere ao pagamento dos produtos, temos as seguintes informações:
- Submarino: investe em tecnologias avançadas de proteção de dados, como o software SSL, que codifica as informações e as armazena em um ambiente interno próprio e de acesso exclusivo do Submarino, impedindo que a informação trafegue pela rede sem estar criptografada. O site respeita e protege as informações dos clientes, não divulgando dados cadastrais para terceiros, a não ser em casos de processo de entrega, cobrança ou para participação em promoções que o cliente tenha solicitado. A loja possui um certificado de garantia da Verising e é uma das integrantes do selo Internet Segura.
- Buscapé: compromete-se a não divulgar, fornecer ou comercializar os dados dos usuários. Todos os dados são armazenados em um banco de dados reservado e de acesso exclusivo a alguns funcionários habilitados e comprometidos em preservar a privacidade e segurança das informações. O site não se responsabiliza por compras efetuadas entre o usuário e a loja on-line e por nenhum problema que venha a ocorrer em qualquer uma das etapas da compra.
- eBay: faz uso de tecnologias de proteção às informações pessoais dos usuários.
Seis estágios são identificados como fundamentais por modelos de comportamento de compra do consumidor. A seguir serão listados quais recursos cada um dos sites em estudo oferece para apoio a cada um desses estágios:
- Identificação da necessidade: os sites fazem uso de banners, pop-ups e espaço mesmo em suas páginas para propagandas de produtos e serviços.
- Seleção do Produto: apresentam menus onde os produtos estão divididos por
categorias, além de um campo de busca.- Seleção do Fornecedor: o Submarino exibe os fornecedores no menu. O Buscapé exibe na página de busca todos os fornecedores, podendo limitar o número exibido por estado, cidade, empresas reconhecidas, as que vendem on-line ou todas. O eBay lista todos na página de busca.
- Negociação: no Submarino, na hora do concluir a compra é selecionada a forma
de pagamento e disponibilizado em quantas vezes o cliente pode pagar. O Buscapé exibe a comparação de preços e escolhido o site, a forma de pagamento fica a critério do site escolhido. O eBay oferece como forma de negociação a
possibilidade do usuário ofertar o preço que deseja pagar a partir do lance
mínimo exibido no site, já que oferece serviço de leilão virtual.- Compra e Entrega: o Submarino oferece um serviço de acompanhamento do pedido enviando informações de entrega por e-mail, inclusive o código do pedido permitindo que o cliente acesse informações da data de entrega prevista e todas as etapas desse processo no próprio site, caso prefira. O Buscapé e o eBay não se responsabilizam por qualquer processo de compra e entrega do produto. Fica sob a responsabilidade de quem está vendendo e/ ou comprando.
- Serviço ao consumidor e avaliação: O Submarino oferece uma central de
atendimento e ajuda on-line que orienta e responde a questões como troca de
produtos, devolução de pedidos entre outros. O usuário pode dar seu parecer
sobre o produto comprado e selecionar de nenhuma a cinco estrelas, sendo seguido o critério de quanto mais estrelas, maior a satisfação com o produto. Os outros sites por não se responsabilizarem por qualquer etapa do processo de compra, não oferecem recursos para esse estágio.Relátório sobre o site da Fast Commerce
O Fast Commerce é uma aplicação Web que tem como objetivo oferecer apoio ao lojista na criação e manutenção de sua própria loja virtual.
O administrador da loja virtual precisa conhecer alguns elementos para a configuração da mesma, são eles:
- Desing e conteúdo: as informações dos produtos e da empresa devem estar disponíveis de forma clara, precisa, correta e agradável aos visitantes do site e possíveis compradores.
- Banners próprios: as informações publicitárias exibidas por meio dos banners devem ter um controle de número de exibições.
- Formas de pagamento: os dados bancários e as opções de pagamanento devem ser devidamente cadastradas e disponibilizadas ao cliente no ato do pagamento.
- Envio e Frete: as informações do tipo de envio, das taxas existentes, a forma de cálculo das taxas entre outras informações importantes para essa etapa da compra.
- Seções e Produtos: os produtos devem ser organizados e dividos em seções.
- Pedidos: os pedidos feitos na loja virtual devem ser controlados de forma que se obtenha informações sobre seus status em cada estágio que se encontra.
- Clientes: dados cadastrais dos clientes assim como seu histórico de pedidos já realizados devem ser armazenados.
- Mensagens: mensagens pré-formatadas que serão utilizadas em algum momento do processo de compra, sendo eviadas por e-mail ao cliente ou à loja.
- Relatórios administrativos: emissão de relatórios sobre clientes, produtos, pedidos, acessos à loja e entre outros.
- Usuários do site administrativo: cadastro dos usuários do site admnistrativo e os níveis de permissão de cada um.
- Parceiros e afiliados: relaciona os parceiros comerciais cujos sites possuem links para a loja.
Existem alguns tipos de relatórios administrativos disponíveis no Fast Commerce. Vamos falar de alguns e de sua importância.
- Mensagens enviadas pelos visitantes: listam os contatos efetuados pelo cliente com a loja para tirar dúvidas, fazer reclamações ou sugestões. A partir desses relatórios pode-se ter uma noção do grau de satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos.
- Tempo médio mensal de atendimento aos pedidos: informa o tempo que a equipe da loja gastar para finalizar um atendimento. A partir desses relatórios pode-se determinar se a equipe precisa de treinamento e onde pode melhorar.
- Produtos disponíveis: mostram os produtos que estão disponíveis no mento. A utilidade desse relatório é no controle dos produtos, para evitar que falte no estoque.
Aula 05 - Comércio Eletrônico
Conforme já mencionado nas outras aulas, o avanço da tecnologia da informação, das comunicações, da Internet propriamente dita, tem sido responsável pela transformação e quebra de alguns paradigmas. O mundo dos negócios também foi afetado pelo mundo eletrônico.
A facilidade de acesso às informações, a possibilidade de ampliar o mercado e diminuir os custos de transações comerciais tem atraído investimentos das empresas no uso da Internet para vender seus produtos e/ ou serviços. Entende-se por Comércio Eletrônico ou e-commerce o processo de compra e venda de bens serviços pela Web.
Os modelos de negócios baseados na Internet fazem uso da facilidade de comunicação provida por este meio. Esses modelos são classificados de acordo com o tipo de transações realizadas no comércio eletrônico. São elas:
- Business-to-consumer (B2C): é o comércio entre a empresa e o consumidor. É o modelo mais comum e pode ser exemplificado com o site Amazon.
- Business-to-business (B2B): são as transações de comércio entre as empresas. É a sigla mais famosa e acaba representado todos as outras existentes quando generalizada. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens.
- Consumer-to-consumer (C2C): Este é o comércio entre consumidores. Ele é intermediado normalmente por uma empresa (o dono do site). O exemplo são os sites de leilão como o Ebay ou classificados.
Além dessas categorias de transações de comércio eletrônico, existem mais duas, onde a natureza dos participantes engloba o governo e os funcionários de uma organização. São elas:O Comércio eletrônico em redes abertas requer mecanismos confiáveis e efetivos de se manter a segurança e a privacidade, sem perder a qualidade no atendimento ao cliente.
- B2G (Business to Governement): são as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores.
- B2E (Business-to-Employee): normalmente relacionado aos portais (intranets) que atendem aos funcionários. Pode ser vista como uma área central de relacionamento com a empresa. Por meio deste portal os funcionários podem, por exemplo, pedir material para sua área, gerir todos os seus benefícios ou até utilizar processos de gestão dos funcionários (faltas, avaliações, inscrições em treinamentos, entre outros).
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terça-feira, 19 de junho de 2007
Aula 06 - Ética na Distribuição e Uso da Informação
O que é ética?