A palavra ética é de origem grega (ethos) cujo significado está relacionado à
propriedade do caráter humano. A ética visa orientar as ações do indivíduo para o bem, respeitando os valores da comunidade. Por exemplo, numa sociedade que tem a honestidade como valor, têm-se como imoral usar de falsidade, falso testemunho, mentira, o famoso "jeitinho brasileiro" como meios para atingir um fim. A diferença entre problemas éticos e morais é a seguinte: definir o que é bom é um problema ético, já determinar quais as ações um indivíduo deve tomar em certa situação para ser considerado bom é um problema moral. A ética na Era Informação
Entende-se como informação uma interpretação que um indivíduo faz sobre certo um dado. Vimos na aula 04 que o conhecimento é gerado a partir do estado mental do indivíduo que personifica a informação obtida. Essa informação pode ter caráter público, privado, íntimo ou secreto de acordo com o tipo de acesso e dever associado.
O acesso à informação foi facilitado na mesma proporção que a Internet foi evoluindo aumentando o número de disponibilidade de informações do tipo pública ou seja de acesso a todos, com característica de publicidade e com nenhum dever associado. A grande questão é como definir o que é ético ao disponibilizar uma informação e ao ter acesso a essa informação.
A comunidade hacker, por exemplo, possui como valor a liberdade da informação e a paixão pela programação. Para essa comunidade não é imoral invadir um site para ter acesso a informações sigilosas, como o conteúdo de um site de acesso restrito ou mesmo acesso ao código fonte. O fim de ter acesso à informação justifica o meio utilizado: a invasão. Para um hacker é ético, é bom ter acesso à informação.
E para quem não pertence a essa comunidade?
Baseando-se na essência da ética hacker que diz que a informação quer ser livre, podemos refletir sobre algumas questões:
- É ético monitorar o e-mail do funcionário?
- É ético fazer download de músicas, vídeos e livros?
- É ético disponibilizar uma informação de caráter privado, íntimo ou secreto na Internet? É ético ter acesso a essa informação e utilizá-la mesmo que não traga danos de qualquer natureza para a sociedade ou proprietário da informação?
- Regulamentar a profissão de informática seria um primeiro passo para se criar um código de ética para o uso e distribuição da informação?
Enquanto não temos um consenso na resposta para essas e outras questões relacionadas a esse assunto, a responsabilidade pelas consequências das ações de distribuir e/ ou usar as informações fica a critério dos valores e virtudes morais de quem as pratica.
Assinar: Postar comentários (Atom)
terça-feira, 19 de junho de 2007
Aula 06 - Ética na Distribuição e Uso da Informação
O que é ética?
Nenhum comentário:
Postar um comentário