A facilidade de acesso às informações, a possibilidade de ampliar o mercado e diminuir os custos de transações comerciais tem atraído investimentos das empresas no uso da Internet para vender seus produtos e/ ou serviços. Entende-se por Comércio Eletrônico ou e-commerce o processo de compra e venda de bens serviços pela Web.
Os modelos de negócios baseados na Internet fazem uso da facilidade de comunicação provida por este meio. Esses modelos são classificados de acordo com o tipo de transações realizadas no comércio eletrônico. São elas:
- Business-to-consumer (B2C): é o comércio entre a empresa e o consumidor. É o modelo mais comum e pode ser exemplificado com o site Amazon.
- Business-to-business (B2B): são as transações de comércio entre as empresas. É a sigla mais famosa e acaba representado todos as outras existentes quando generalizada. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens.
- Consumer-to-consumer (C2C): Este é o comércio entre consumidores. Ele é intermediado normalmente por uma empresa (o dono do site). O exemplo são os sites de leilão como o Ebay ou classificados.
Além dessas categorias de transações de comércio eletrônico, existem mais duas, onde a natureza dos participantes engloba o governo e os funcionários de uma organização. São elas:
- B2G (Business to Governement): são as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores.
- B2E (Business-to-Employee): normalmente relacionado aos portais (intranets) que atendem aos funcionários. Pode ser vista como uma área central de relacionamento com a empresa. Por meio deste portal os funcionários podem, por exemplo, pedir material para sua área, gerir todos os seus benefícios ou até utilizar processos de gestão dos funcionários (faltas, avaliações, inscrições em treinamentos, entre outros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário