Sistemas Multiagentes (SMA) são sistemas compostos por agentes inteligentes. Mas o que são os agentes inteligentes?
Existem muitas definições para agentes, cada grupo de pesquisadores define esse conceito de acordo com sua linha de pesquisa. A definição de Wooldridge, por exemplo, aborda o conceito de que um agente é um sistema computacional que está situado em um ambiente e que é capaz de efetuar ações autônomas neste ambiente com o objetivo de alcançar suas metas.
Apesar do conceito de autonomia ser aplicados a agentes não significa que todo agente autônomo seja considerado inteligente. Um agente inteligente é um sistema capaz de realizar ações autônomas flexíveis para atingir seus objetivos, onde flexibilidade inclui os conceitos de habilidade social, pró-atividade e reatividade.
Os agentes são caracterizados pelas interações que ele realiza com o mundo e os processos internos que possibilitam a realização destas interações. A arquitetura de um agente é a especificação de como e quais são estes processos internos.
As arquiteturas destes agentes podem ser divididas em:
· Arquiteturas funcionais: onde o agente é composto por módulos que representam cada uma das funcionalidades necessárias para sua operação. O agente possui conhecimento, um conjunto de objetivos, capacidade de percepção, comunicação, decisão e raciocínio;
· Arquiteturas baseadas em estados mentais: adotam uma perspectiva de inspiração psicológica para definir a estrutura de agentes, que são entidades cujo estado é visto como consistindo de componentes mentais tais como crenças, capacidades, escolhas e compromissos. Por esta razão o estado de um agente é chamado de estado mental.
As aplicações mais usuais de SMA estão em áreas como em internet, indústrias e jogos. A seguir serão listados alguns bons exemplos de aplicações:
· Controle de distribuição de tráfegos
· Comércio Eletrônico
· Entretenimento e Telecomunicação
· Simulações e Treinamentos.
domingo, 3 de junho de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)