segunda-feira, 11 de junho de 2007

Aula 04 - Gestão do Conhecimento x Tecnologia de Informação

Os avanços e inovações nas áreas de tecnologia da informação e das comunicações, aliados à globalização proporcionam uma maior agilidade e facilidade no acesso às informações. Estamos vivenciando a chamada Era da Informação.

É nesse contexto que algumas empresas percebem a importância do conhecimento ou melhor, da gestão do conhecimento. Mas, o que vem a ser conhecimento?

Existem muitas abordagens para responder a essa questão, por exemplo, uma definição clássica de conhecimento, originada em Platão
, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada. Outro conceito diz que o conhecimento é uma abstração pessoal de algo que foi experimentado por alguém. Fazendo um comparativo com a definição de Platão, podemos definir que o conhecimento é a personificação de uma informação que foi armazenada na mente de um indivíduo, de acordo com suas crenças e valores, como exemplificado na figura a seguir:



Fonte: Wikipedia, 2007

Podemos entender Gestão do Conhecimento como um conjunto de processos que monitoram a criação, uso e disseminação do conhecimento na organização, de forma a atingir os objetivos de negócio. A grande questão é: como gerir as informações contidas nas mentes dos funcionários de uma organização?

Uma solução que vem sendo adotada pelas organizações é o uso de sistemas de informação como forma de apoiar a gestão do conhecimento. Esses tipos de sistemas sofreram mudanças até chegar aos que conhecemos hoje. No início apenas os gestores tinham permissão para coletar, estruturar e inserir informações nesses sistemas, os demais funcionários eram simples consumidores. É fácil perceber que essa forma de gestão de conhecimento não funciona.

Atualmente, foi implementado um modelo distribuído onde os usuários do sistema podem exercer o papel de ‘gestor’ tendo permissão de decidir os meios e condições para a troca do conhecimento com os outros usuários.

As empresas e a sociedade conseguem perceber atualmente de que não basta ter a informação, para sobreviver no mundo globalizado e competitivo é necessário saber como usar e distribuir essa informação.

A tecnologia da informação pode auxiliar na captura, estruturação e armazenamento da informação, por exemplo, com o uso de Banco de Dados Relacionais ou utilizando tecnologias mais avançadas de bancos de dados como Data WareHouses (ver aula 2) e Data Minings para a construção das bases de conhecimento ou repositórios.

Para a distribuição da informação, pode-se ter uma interface baseada na Web para acesso aos repositórios. Essas interfaces podem fazer uso de agentes inteligentes (ver aula 3) tornando o sistema mais flexível e amigável.

Mas de nada adianta o emprego de tecnologias avançadas se o principal requisito para o desenvolvimento e uso desses sistemas não for atendido: a colaboração dos usuários. Os funcionários devem entender a importância de um trabalho colaborativo para o crescimento na empresa e de todos, afinal, estamos vivendo a Era da Informação.