Relatório comparativo entre os seguintes sites:
A principal diferença no modelo de negócios destes sites está relacionada à natureza dos participantes da transação. O Submarino, por exemplo, é uma loja virtual e o seu modelo de negócio está baseado no relacionamento entre empresa e consumidor (B2C). Já o Buscapé é um site especializado em comparações de preço. Pode ser visto como B2C ao oferecer serviços de comparação de preços aos consumidores ou como B2B, ao ser visto como uma empresa que oferece serviços a outras empresas. O eBay é um leilão on-line que proporciona uma relação comercial entre consumidores, ou seja, é um modelo de negócios C2C.
A vantagem de se comprar no Submarino é a segurança que a loja oferece, segurança essa não encontrada no eBay e em alguns resultados do Buscapé. Já o eBay e o Buscapé apresentam a vantagem de oferecer menores preços, no caso do eBay, inclusive há a possibilidade de negociação, enquanto no Submarino os menores preços só são encontramos em promoções e por vezes, nem em promoções.
Em relação às questões de garantia e segurança no fornecimento informações aos clientes, inclusive no que se refere ao pagamento dos produtos, temos as seguintes informações:
- Submarino: investe em tecnologias avançadas de proteção de dados, como o software SSL, que codifica as informações e as armazena em um ambiente interno próprio e de acesso exclusivo do Submarino, impedindo que a informação trafegue pela rede sem estar criptografada. O site respeita e protege as informações dos clientes, não divulgando dados cadastrais para terceiros, a não ser em casos de processo de entrega, cobrança ou para participação em promoções que o cliente tenha solicitado. A loja possui um certificado de garantia da Verising e é uma das integrantes do selo Internet Segura.
- Buscapé: compromete-se a não divulgar, fornecer ou comercializar os dados dos usuários. Todos os dados são armazenados em um banco de dados reservado e de acesso exclusivo a alguns funcionários habilitados e comprometidos em preservar a privacidade e segurança das informações. O site não se responsabiliza por compras efetuadas entre o usuário e a loja on-line e por nenhum problema que venha a ocorrer em qualquer uma das etapas da compra.
- eBay: faz uso de tecnologias de proteção às informações pessoais dos usuários.
Seis estágios são identificados como fundamentais por modelos de comportamento de compra do consumidor. A seguir serão listados quais recursos cada um dos sites em estudo oferece para apoio a cada um desses estágios:
- Identificação da necessidade: os sites fazem uso de banners, pop-ups e espaço mesmo em suas páginas para propagandas de produtos e serviços.
- Seleção do Produto: apresentam menus onde os produtos estão divididos por
categorias, além de um campo de busca.- Seleção do Fornecedor: o Submarino exibe os fornecedores no menu. O Buscapé exibe na página de busca todos os fornecedores, podendo limitar o número exibido por estado, cidade, empresas reconhecidas, as que vendem on-line ou todas. O eBay lista todos na página de busca.
- Negociação: no Submarino, na hora do concluir a compra é selecionada a forma
de pagamento e disponibilizado em quantas vezes o cliente pode pagar. O Buscapé exibe a comparação de preços e escolhido o site, a forma de pagamento fica a critério do site escolhido. O eBay oferece como forma de negociação a
possibilidade do usuário ofertar o preço que deseja pagar a partir do lance
mínimo exibido no site, já que oferece serviço de leilão virtual.- Compra e Entrega: o Submarino oferece um serviço de acompanhamento do pedido enviando informações de entrega por e-mail, inclusive o código do pedido permitindo que o cliente acesse informações da data de entrega prevista e todas as etapas desse processo no próprio site, caso prefira. O Buscapé e o eBay não se responsabilizam por qualquer processo de compra e entrega do produto. Fica sob a responsabilidade de quem está vendendo e/ ou comprando.
- Serviço ao consumidor e avaliação: O Submarino oferece uma central de
atendimento e ajuda on-line que orienta e responde a questões como troca de
produtos, devolução de pedidos entre outros. O usuário pode dar seu parecer
sobre o produto comprado e selecionar de nenhuma a cinco estrelas, sendo seguido o critério de quanto mais estrelas, maior a satisfação com o produto. Os outros sites por não se responsabilizarem por qualquer etapa do processo de compra, não oferecem recursos para esse estágio.Relátório sobre o site da Fast Commerce
O Fast Commerce é uma aplicação Web que tem como objetivo oferecer apoio ao lojista na criação e manutenção de sua própria loja virtual.
O administrador da loja virtual precisa conhecer alguns elementos para a configuração da mesma, são eles:
- Desing e conteúdo: as informações dos produtos e da empresa devem estar disponíveis de forma clara, precisa, correta e agradável aos visitantes do site e possíveis compradores.
- Banners próprios: as informações publicitárias exibidas por meio dos banners devem ter um controle de número de exibições.
- Formas de pagamento: os dados bancários e as opções de pagamanento devem ser devidamente cadastradas e disponibilizadas ao cliente no ato do pagamento.
- Envio e Frete: as informações do tipo de envio, das taxas existentes, a forma de cálculo das taxas entre outras informações importantes para essa etapa da compra.
- Seções e Produtos: os produtos devem ser organizados e dividos em seções.
- Pedidos: os pedidos feitos na loja virtual devem ser controlados de forma que se obtenha informações sobre seus status em cada estágio que se encontra.
- Clientes: dados cadastrais dos clientes assim como seu histórico de pedidos já realizados devem ser armazenados.
- Mensagens: mensagens pré-formatadas que serão utilizadas em algum momento do processo de compra, sendo eviadas por e-mail ao cliente ou à loja.
- Relatórios administrativos: emissão de relatórios sobre clientes, produtos, pedidos, acessos à loja e entre outros.
- Usuários do site administrativo: cadastro dos usuários do site admnistrativo e os níveis de permissão de cada um.
- Parceiros e afiliados: relaciona os parceiros comerciais cujos sites possuem links para a loja.
Existem alguns tipos de relatórios administrativos disponíveis no Fast Commerce. Vamos falar de alguns e de sua importância.
- Mensagens enviadas pelos visitantes: listam os contatos efetuados pelo cliente com a loja para tirar dúvidas, fazer reclamações ou sugestões. A partir desses relatórios pode-se ter uma noção do grau de satisfação dos clientes com os produtos e serviços oferecidos.
- Tempo médio mensal de atendimento aos pedidos: informa o tempo que a equipe da loja gastar para finalizar um atendimento. A partir desses relatórios pode-se determinar se a equipe precisa de treinamento e onde pode melhorar.
- Produtos disponíveis: mostram os produtos que estão disponíveis no mento. A utilidade desse relatório é no controle dos produtos, para evitar que falte no estoque.
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