A forma em que os dados de uma empresa estão organizados, assim como os métodos disponíveis para a extração das informações dos bancos de dados é de vital importância para o suporte à tomada de decisão estratégica do gerente.
O conceito de Data WareHouse (DW) ou ‘armazém de dados’ consiste em organizar os dados corporativos da melhor forma possível, em um banco de dados paralelo ao do sistema operacional da empresa, garantindo tomada de decisão gerencial com um índice menor de erros.
Algumas tecnologias são usadas para aperfeiçoar a organização, extração, geração e recuperação dessas informações.
As ferramentas ETL (Extraction, Tranformation and Load) são utilizadas para extrair dados de várias fontes, sendo essas fontes outros bancos de dados, planilhas, arquivos textos, entre outros. Após a etapa de extração os dados são transformados de forma a garantir uma uniformidade de conceitos e garantir que os dados possam ser cruzados e analisados de forma correta. A última etapa é a da carga, disponibilizando as informações para serem recuperadas e disponibilizadas em relatórios gerenciais.
Esses relatórios podem ser gerados pelas ferramentas OLAP (Online Analytical Processing). As ferramentas OLAP são desenvolvidas para gerar relatórios que respondem as questões gerencias. É possível que o gerente navegue entre diversos níveis de granularidade (detalhamento), por exemplo, recuperar informações do Ano, descer para o nível de semestre, trimestre, ou começar em mês e ir subindo até chegar em ano.
É importante saber cruzar os dados de forma a informação gerada seja realmente útil e de importância para a tomada de decisão.