Um sistema de informação tem como objetivo extrair, manipular e distribuir dados que poderão servir como informação para dar apoio à tomada de decisão a nível gerencial.
Para a extração de informações precisas, faz-se necessário que o sistema seja amigável e de fácil manuseio. O primeiro passo para atingir tal objetivo é entender os procedimentos de trabalho de toda a empresa e as interações entre as áreas. Entendida como a empresa funciona, então deve ser desenvolvido um sistema que melhor se adapte à sua realidade, evitando que os funcionários tenham resistência ao uso desse sistema.
Depois de implantado, alguns problemas podem ser encontrados, como a geração de ‘lixo’. A falta de objetividade no levantamento de necessidades, ou por falhas de comunicação entre outras causas possíveis de erros de extração de dados pode gerar um excesso de informações inúteis, ou seja, lixo.
Outro problema encontrado é no desperdício de tecnologia. Muitas empresas investem em máquinas e softwares de última geração, mas não possuem empregados capacitados e treinados para extrair ao máximo dessa tecnologia. A visão errônea de que a empresa deve mudar de tecnologia na mesma velocidade em que novas chegam ao mercado é uma prática muito comum atualmente.
Tais erros comprometem a lucratividade da organização, além de gerar insatisfação de seus empregados. Ao passo de que um sistema bem implantado facilita o fluxo de trabalho, fazendo com que as informações cheguem ao nível de gerencia com maior velocidade, eficiência e eficácia, permitindo ao gerente tomar a decisão mais acertada e assim contribuir para a lucratividade e sucesso da empresa.
Para a extração de informações precisas, faz-se necessário que o sistema seja amigável e de fácil manuseio. O primeiro passo para atingir tal objetivo é entender os procedimentos de trabalho de toda a empresa e as interações entre as áreas. Entendida como a empresa funciona, então deve ser desenvolvido um sistema que melhor se adapte à sua realidade, evitando que os funcionários tenham resistência ao uso desse sistema.
Depois de implantado, alguns problemas podem ser encontrados, como a geração de ‘lixo’. A falta de objetividade no levantamento de necessidades, ou por falhas de comunicação entre outras causas possíveis de erros de extração de dados pode gerar um excesso de informações inúteis, ou seja, lixo.
Outro problema encontrado é no desperdício de tecnologia. Muitas empresas investem em máquinas e softwares de última geração, mas não possuem empregados capacitados e treinados para extrair ao máximo dessa tecnologia. A visão errônea de que a empresa deve mudar de tecnologia na mesma velocidade em que novas chegam ao mercado é uma prática muito comum atualmente.
Tais erros comprometem a lucratividade da organização, além de gerar insatisfação de seus empregados. Ao passo de que um sistema bem implantado facilita o fluxo de trabalho, fazendo com que as informações cheguem ao nível de gerencia com maior velocidade, eficiência e eficácia, permitindo ao gerente tomar a decisão mais acertada e assim contribuir para a lucratividade e sucesso da empresa.
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